domingo, 1 de junho de 2008

Falando em trem, aqui em Maringá...



...virou uma novela o projeto da volta do trem de passageiro aqui para a região. Enquanto empresas estrangeiras entram no Brasil e investem e lucram com trens de luxo destinados a turistas, empresas e governos daqui, não conseguem tirar do papel o belo e necessário trem de passageiros que ligaria Ibiporã à Paiçandu. Mas uma luz surgiu no final do túnel, pois é esperada para o mês de junho uma definição do Ministério dos Transportes a respeito do estudo de viabilidade da linha, que vai permitir que o projeto tenha andamento. Para que a idéia saia do papel, será preciso compatibilizar a utilização das linhas e fazer algumas alterações, principalmente em locais de estrangulamento e gargalos. O custo de implantação da linha de passageiros é estimado em R$ 110 milhões. O engenheiro Ivo Martins salienta que a realização do projeto depende tanto da participação do Estado quanto da iniciativa privada. A expectativa é que o trem de passageiros crie um corredor de desenvolvimento regional, integrando os municípios de Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã. (Clovis A.Melo)
_Sobre a iniciativa privada, o futuro Shopping Catuaí Maringá(previsto para 2009) poderia muito bem investir e criar a "Estação Catuaí", afinal a linha passa a alguns metros do empreendimento. Facilitaria o acesso dos clientes da região ao shopping, gerando movimento e lucros para os lojistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

vai ser muito legal andar de trem, não sou da época que tinha trem de passageiro em mgá.se sai uma estação dessa no catuai, o shopping vai lota todo dia.