domingo, 10 de julho de 2011

Projeto para a área do antigo aeroporto de Maringá


Um grupo de empresários investidores liderados pelo maringaense Jefferson Nogaroli, apresentou um projeto inovador para a ocupação da área do antigo Aeroporto Gastão Vidigal. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Archi5, sediada em Paris-França, e foi encomendada e paga pelo grupo de empresários investidores. A Prefeitura ficou satisfeita e muito interessada, porém, esbarra em alguns problemas burocráticos para a concretização do estudo. Parte do atual terreno do aeroporto desativado, já foi doada, inclusive com escritura finalizada, para orgãos públicos, como o INSS, Receita Federal, Receita Estadual, Fórum Eleitoral e Fórum Estadual. Para o projeto da Archi5, sair do papél, os orgão já escriturados, devem concordar em alterar seus projetos, e a população aprovar a nova idéia, ou seja, muitas águas irão rolar. Mas sem dúvida, a cidade ganhará uma bela paisagem, com muitas áreas verdes e muitos prédios ecológicamente corretos. Mas, a especulação imobiliária irá inflacionar explosivamente a área em questão, trazendo mais um boom de elevação de preços, assim como foi a região do Novo Centro de Maringá.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Camburiú planeja o prédio mais alto do Brasil


Balneário Camburiú, a cidade mais verticalizada de Santa Catarina, está prestes a ganhar o prédio mais alto do Brasil. O projeto vem sendo mantido em segredo pela FG Engenharia, responsável pelo empreendimento, mas já se sabe que será um misto de residencial e apart-hotel. Provavelmente será construido na Barra Sul, próximo ao teleférico. A torre pode chegar a 63 andares e 196m de altura, e ganhará o título de maior do Brasil. O Prefeito Edson Renato Dias, viu uma apresentação em 3D do empreendimento, e comentou que será algo sem igual na América Latina. Vários sites divulgaram que este será o maior edifício da América do Sul, mas o maior continuará sendo por enquanto o Parque Central Torre Officinas, em Caracas(Venezuela), com 56 andares e 225m de altura. Porém, os dias de reinado do Torre Officinas está com os dias contados, pois em Santiago(Chile), foi retomada as obras do Edifício Costanera Center, interrompida há alguns anos no 20°andar. A construtora promete chegar no 70° andar, e chegará a 300m de altura.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Icon Residence - Obra em ritmo acelerado

O Edifício Icon Residence da Construtora Design, sem dúvida alguma será um dos prédios mais bonito e vistoso da cidade de Maringá, além de uma localização invejável, na esquina da Av.Herval X R.Arthur Thomas, a poucos metros da Catedral da cidade. Com 01 unidade por andar, contará com generosos 340m2 privativos e um terraço gourmet de 53m2. As obras estão em ritmo acelerado, e logo despontará no horizonte da cidade, pois o Icon Residence terá uma altura respeitável, com 28 pavimentos tipo e mais 02 pavimentos lazer. Detalhes no hotsite da Construtora.

domingo, 3 de julho de 2011

Alvenaria Estrutural


Ainda pouco utilizado no Paraná, o sistema de alvenaria estrutural ou bloco de concreto estrutural chega trazendo economia e sustentabilidade, e ganha cada vez mais adeptos no estado. Neste tipo de tecnologia as paredes são autoportantes, ou seja, a própria alvenaria executada em blocos de concreto suporta o peso da edificação, eliminando assim as tradicionais vigas e pilares, consequentemente isso diminui drasticamente o uso de madeiras de caixarias e ferragens, resultando em uma obra mais limpa e rápida, além de uma economia que pode chegar à 35% do valor de uma obra tradicional. Atualmente as obras em alvenaria estrutural alcançam até 20 pavimentos, começando na parte inferior com blocos de maior resistência (MPA), e diminuindo gradativamente conforme se aproxima do topo. Em Londrina-Pr, se encontra em fase de acabamento, o maior prédio em alvenaria estrutural do sul do País, chamado Ed.Fit Terra Bonita, um conjunto de torres de 19 pavimentos cada uma, somando no total 304 unidades de 73m2 à 103m2, que está sendo erguido pela Construtora Graúna. Não se deve confundir blocos estruturais(mínimo de 4,5 mpa), com blocos de vedação(2,5 mpa), pois somente o estrutural é autoportante, o bloco vedação serve apenas para fechamento de alvenaria, necessitando vigas e pilares, salvo quando utilizado em muros de divisa. A única desvantagem da alvenaria estrutural, é que o sistema não aceita mudanças na planta ou quebra de paredes após o término, pois afetaria a estrutura da construção, pois cada parede faz parte do sustento vertical da obra.