quinta-feira, 18 de março de 2010

sábado, 6 de março de 2010

Sacadas: perigo nas alturas


Churrasqueiras, móveis, jardineiras, grandes vasos, são alguns itens que a maioria dos moradores costumam colocar em suas sacadas. Com apartamentos cada vez menores, surge a necessidade de valorizar os espaços externos, levando à permanência prolongada nas sacadas residenciais pelas famílias de classe média. Elas transformam o espaço numa extensão natural da sala e algumas vezes ultrapassam a carga suportada por estruturas que trabalham isostaticamente e com armadura negativa, servindo como alavancas das lajes. As concentrações localizadas dessas cargas podem gerar esforços acima dos previstos e causar sérias patologias estruturais, inclusive desabamentos. Em São Paulo, por exemplo, há registros de vários casos de acidentes estruturais em locais de conservação deficiente ou precária.
Entre os projetistas estruturais, o consenso é de que o problema não está nos edifícios mais novos, que já preveem a instalação de churrasqueiras e outros itens. A questão são os espaços que, originalmente, não previam essa utilização. Por isso, as inspeções temporárias são importantes. Estruturas bem-feitas costumam avisar quando estão sobrecarregadas: deformações, fissuras, trincas e estalos são sinais de que algo vai mal. "Esse é o momento em que a estrutura está prestes a desabar". Mas nem sempre as estruturas dão esses sinais antes dos acidentes. Por isso, antes de começar a decorar sua sacada, faça uma consulta com o engenheiro responsável por seu edifício. (Revista Téchne)

Em breve


Este promete ser um dos melhores lançamentos de Studios kitnets no entorno da Universidade Estadual de Maringá. Será construído na Av.Paranaguá esq/com Rua Osvaldo Cruz, sem dúvida uma localização invejável. Haverá opções de studios de 01 quarto e apartamentos de 02 quartos, todos com sacadas e paredes em alvenaria e não em drywall, trazendo maior conforto e segurança. Mais detalhes em breve.