quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aprenda a investir em imóveis


(Revista VOCÊ S/A) - William Eid Júnior, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, ensina 3 maneiras simples de investir em imóveis.
1-COMPRE UM IMÓVEL E ALUGUE - O rendimento médio pode ficar entre 0,5% e 1% ao mês sobre o valor do imóvel. A regra vale tanto para os bens residenciais quanto para os comerciais.
Residencial: Prefira apartamentos pequenos, pois são fáceis de alugar. Se você pagar 50.000 à 80.000 reais por uma quitinete vai alugá-la por 500 reais ao mês. “Com 200.000 reais, compre quatro quitinetes em vez de um apartamento grande, que renderia uns 1.200 reais de aluguel por mês”, diz William Eid.
Comercial: Agora, os imóveis comerciais são ótimos investimentos. “Você consegue um aluguel entre 0,8% a 1% ao mês sobre o preço do imóvel, principalmente em salas”, diz Carla dos Santos, da CDS Brasil. Fique atento: “O investidor tem de se lembrar que sobre a renda do aluguel terá que recolher até 27,5% de Imposto de Renda (IR), pagar a taxa de corretagem da empresa que locou o imóvel, lidar com a possibilidade de o imóvel ficar vazio por meses, o que implicaria gastos adicionais de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O ganho mensal não é líquido”, diz Fabiano Calil, sócio da Fabiano Calil Gestão de Riquezas, de São Paulo.
2-COMPRE E REVENDA POR UM PREÇO MAIOR - O mercado imobiliário ganhou fôlego há oito anos e cresceu, em média, entre 5% e 7% ao ano. “O aumento nas vendas bateu os 80% em 2007 e 40% em 2008”, diz João Crestana, presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).
Imóvel na planta: O maior risco de comprar um imóvel na planta é o prazo de entrega não ser cumprido ou a construtora falir. A tendência é que o imóvel se valorize até o lançamento. “Se você comprar um imóvel por 100.000 reais na planta, certamente valerá 120.000 reais na entrega das chaves”, diz João Crestana.
Imóvel usado: Para quem pretende adquirir um imóvel usado, a boa opção são os leilões. Os imóveis financiados e inadimplentes são leiloados com preços abaixo dos de mercado. Imóveis com mais de 20 anos são uma pechincha.
3-INVISTA EM TERRENOS - Comprar um terreno em um local com perspectiva de desenvolvimento urbano e depois revendê-lo. Fique atento: Vale se o imóvel estiver localizado em uma região que receberá benfeitorias. “Terá boa valorização pela localização, e não apenas pela construção”, diz Fábio Colombo, administrador de investimentos, de São Paulo.

Forte alta no CUB-Pr


O setor da construção civil sentiu essa forte alta que começou a partir do mês de Junho de 2010. Pulou de R$855,53 do CUB de Maio, para R$911,23 no CUB de Agosto, alta de 6,5% no espaço de 3 meses. Um dos grandes vilões como sempre, é a mão de obra escassa, e a alta do ferro que deu um acumulado no ano de mais de 50%. Cimento ainda se encontra num preço acessível, e acabamentos mantém equilíbrio devido a concorrência que existe entre os inúmeros fabricantes e lojas. Areia também vem sofrendo uma alta constante desde o ano passado. Mas a mão de obra!!! Essa está dando dor de cabeça, pois praticamente sumiu no meio de milhares de obras. Quem está pensando em construir, é bom ir se antecipando e fechando com uma boa equipe com no mínimo 4 meses de antecedência, e assine contrato, pois você corre o risco da equipe desistir de sua obra por uma oferta melhor. E não se esquecer também de colocar o projeto para ser aprovado na Prefeitura de Maringá com os mesmos 4 meses de antecedência mínima, pois a Prefeitura está com uma sobrecarga de projetos e atrasos demasiados, e muita paciência com o mau-humor de alguns poucos funcionários, mas dando um desconto, pois ninguém é capaz de manter a simpatia 24H por dia. A cidade cresce a passos largos, mas não se pode esquecer de dimensionar também o setor de serviços. Um exemplo é o setor de registros de imóveis e cartórios, eles estão com muito serviço acumulado. Você entra lá dentro e vê todo mundo com cara fechada e estressados, os clientes querendo um jeitinho de adiantar seus processos e os funcionários tentando manter um sorrisinho amarelo. Crescimento é bom, mas tem um preço alto.

Jardins de Monet Residence


A união das Construtoras Cantareira e Monolux junto com a Incorporadora BRA, resultou em um mega-empreendimento chamado Jardins de Monet. Será nada menos que o maior condominio fechado de Maringá. O empreendimento está sendo levantado na BR-376 sentido Paranavaí, em uma área de 70 alqueires, onde serão comercializados mais de 700 terrenos. Já pelos números percebe-se que será um condomínio grandioso. Na rodovia será construído uma rotatória de acesso ao Jardins de Monet, e o braço que levará ao condomínio será todo iluminado e monitorado. Segurança é o que não faltará aos moradores, pois toda a extensão dos muros serão monitorados por câmeras digitais, e infra-vermelhos as aciona em caso de invasão. Complexos de piscinas e esportes somam 2.660m2. Dentro do empreendimento haverá um restaurante com capacidade para 160 pessoas, além de sorveteria, espaço saúde, espaço aventura com trilhas, espaço criança, e fechando com chave de ouro um gigantesco lago com 83.000m2. Veja mais detalhes no hotsite do empreendimento aqui.